Definição do Sistema ExcretorThis is a featured page

Sistema excretor – definição:
O aparelho excretor é um conjunto de órgãos que produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção do organismo.

Função do sistema excretor: O aparelho excretor é um conjunto de órgãos que produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção do organismo. Os dois rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, estes resíduos formam parte da urina que passa, de forma contínua, pelos ureteres até à bexiga.

Depois de armazenada na bexiga, a urina passa por um conduto denominado uretra até o exterior do organismo. A saída da urina produz-se pelo relaxamento involuntário de um esfíncter que se localiza entre a bexiga e a uretra e também pela abertura voluntária de um esfíncter na uretra.


Nefrónio

É a unidade estrutural e funcional do rim dos mamíferos, sendo composto por um tubo mais ou menos enrolado, de paredes metabolicamente activas e cheias de microvilosidades – tubo urinífero -, associado a numerosos vasos sanguíneos, entre eles duas redes capilares – glomérulo de Malpighi e rede peritubular.

O tubo propriamente dito é formado pela cápsula de Bowman, tubos contornados proximal e distal, separados pela ansa de Henle. Vários tubos uriníferos desaguam num tubo colector, que abrirá no bacinete, uma zona central do rim, donde partem os ureteres em direcção á bexiga. Esta abre para o exterior através da uretra.

Na parte vascular do nefrónio o sangue, vindo da artéria renal, entra na cápsula de Bowman pela arteríola aferente, que se capilariza formando o glomérulo de Malpighi no interior da cápsula.

Estes capilares reúnem-se na arteríola eferente, que se irá novamente capilarizar em volta dos tubos contornados e da ansa de Henle, formando a rede peritubular. Estes capilares formam vénulas que irão terminar na veia renal. A arteríola eferente apresenta um diâmetro menor que a aferente, aumentando a pressão no interior do glomérulo e forçando uma filtração abundante.

Por este motivo, o sangue flui passivamente e com baixa pressão para a rede peritubular, facilitando os fenómenos de reabsorção e secreção.


Ureteres

São tubos que fazem parte das vias urinárias e que ligam a pelve do rim à bexiga. A sua função é propelir a urina do rim até à bexiga.


Bexiga

É o órgão humano no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins. É uma víscera oca caracterizada por sua distensibilidade. Na bexiga é encontrada a uretra, o ducto que exterioriza a urina produzida pelo organismo.


Uretra

É a denominação dada ao canal condutor da urina, que parte da bexiga e termina na superfície exterior do corpo, no pénis ou vulva.

Pele

Uma das funções vitais da pele é a protecção contra a desidratação. Os seres humanos são animais terrestres, e necessitam de proteger os seus corpos principalmente compostos de água contra a evaporação excessiva e desidratação e o subsequente choque hipovolémico e morte, que seriam inevitáveis num meio seco e quente.

É comum vítimas de queimaduras graves entrarem em choque hipovolémico (sangue com pouco volume devido à perda de água) se perderem superfície cutânea extensamente. A pele protege da desidratação por dois mecanismos.

As junções celulares como tight junctions e desmossomas dão coesão às células da epiderme e a sua superfície contínua de membrana lipídica impede a saída de água (que não se mistura com lípidos)


No user avatar
Adriano_C
Latest page update: made by Adriano_C , Feb 26 2009, 6:39 AM EST (about this update About This Update Adriano_C Edited by Adriano_C

6 words added
7 words deleted

view changes

- complete history)
Keyword tags: None
More Info: links to this page

Anonymous  (Get credit for your thread)


There are no threads for this page.  Be the first to start a new thread.